Backup / Restore de sites em WordPress

Nesse post, vou mostrar como fazer cópia e depois restaurar os dados de um site com WordPress, esse procedimento inclui todas as informações de configuração, posts, comentários, plugins (e suas configurações) instalado, ou seja, o seu blog por completo.

Entendendo o cenário

Precisei fazer isso pois possuia dois planos de hospedagem na Locaweb, uma hospedagem com os meus sites e outra com os sites da minha esposa. Porém estava enrrolando para migrar os meus sites pra hospedagem dela (rsrsrs, esperto esse menino!).

Logo possuo no meu plano de hospedagem 1 domínio principal e outros adicionais. Ela a mesma coisa.

Colocando a mão na massa

Para fazer o backup do banco de dados, você precisa ter instalado em seu Bolg o plugin WordPress Database Backup. Você pode estar baixando o plugin aqui ou no site do autor. Utilizei a versão 2.2.2.

No painel de Administração do seu Blog, Acesse “Ferramentas” -> “Backup”. Você terá como opção a funcionalidade abaixo:

Após isso o plugin criará o backup e oferecerá para você efetuar o download, como na figura abaixo:

Antes de restaurar o backup em sua nova base de dados, temos um detalhe a resolver. Se o local de destino do Blog ser o mesmo, pode seguir a dica, caso contrário, você deve abrir o arquivo de backup em um editor de texto e fazer a alteração do caminho físico, por exemplo: No meu caso o blog era site principal, ou seja, era instalado no /public_html e no novo servidor ficará no seguinte caminho /public_html/gagno. Sendo assim substitua as referências de public_html para public_html/gagno no arquivo de backup e pode dar sequência.

Para iniciar a restauração você deve ter o seu novo blog intalado e funcionando, depois disso, basta você ir até o arquivo wp-config.php na raiz da nova instação do blog e pegar as informações de conexão ao seu novo banco de dados. Abra o phpMyAdmin e selecione o base de dados. Depois clique em Importar e selecione o seu arquivo de backup.

Desmarque a opção abaixo:

Pronto. Agora temos nossa importação concluída.

No meu caso, eu possuia tema particular e alterações de personalização no layout do Blog, então copiei todos os arquivos do FTP e coloquei no novo servidor.

Com esses passos, bata logar no painel administrativo do WordPress (/wp-admin/) e acertar algumas configurações de caminho físico para alguns plugins e da pasta de Upload de mídia que fica com “Configurações” -> “Diversas”.

Pronto pessoal, qualquer dúvida entre em contato.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.